Um computador divide-se basicamente em duas partes, Software e Hardware.
O Software
Entende-se por Software tudo que é lógico, sejam programas dedicados, sistema operativo, compiladores ou os controladores que permitem que o Hardware funcione.
- Sistema Operativo - O sistema operativo é a peça fundamental do software, cabe ao sistema operativo controlar a forma como os programas acedem aos recursos da maquina, seja o controlo de acesso à memória ou aos periféricos de entrada e saída. È muito comum encontramos associado ao sistema operativo uma grande quantidade de aplicações ou programas no entanto não são parte integrante do mesmo. Vejamos o caso do Windows que apesar de por norma incluir aplicações como o bloco de notas ou o paint não se pode dizer que estas fazem parte do sistema operativo.
- Programas - Um programa é por definição um conjunto de rotinas ou instruções que são interpretadas pelo CPU para levar a cabo tarefas previamente planeadas, por norma um programa gera um output (saída de dados) dependendo de um input (entrada de dados), onde a introdução de dados ou input cabe ao utilizador.
- Compiladores - Um compilador é um programa cuja finalidade é transformar conjuntos de instruções em linguagem máquina de forma a que o CPU as entenda.
- Controladores - Um controlador é responsável por fazer a ligação entre software e hardware.
O Hardware
Já o Hardware é a parte física ou palpável do computador, faça parte do CPU (Central Processing Unit) ou não como o caso dos periféricos de entrada e saída que vamos abordar mais à frente.
- Unidade Central de Processamento (CPU) - O CPU é o "Cérebro" do computador, responsável pelo funcionamento de todo o hardware e software. O CPU divide-se em Unidade de Controlo e Unidade de Aritmética ou Lógica. Cabe á unidade de Controlo fazer a ligação entre a Unidade de Lógica e o restante hardware de modo a que esta possa processar a informação recebida.
- Memória - A memória é responsável por armazenar os dados a ser processados pelo CPU.
- Barramento (BUS) - O BUS ou barramento è um conjunto de caminhos físicos ou pistas que fazem a ligação entre as diversas partes do hardware.
- Dispositivos de Entrada e de Saída (Periféricos) - Os periféricos podem ser de entrada (Input) como por exemplo o teclado ou o rato, de saída (Output) como por exemplo uma impressora ou de entrada e saída (I/O ou Input/Output) como por exemplo um ecrã táctil.
Sem comentários:
Enviar um comentário