quarta-feira, 16 de maio de 2012

Definições de energia

O Windows 7 apresenta novidades na poupança de energia e, por conseguinte, da actividade de encerramento de um computador. Entre elas encontra-se o botão de alimentação. Quando se carrega no botão de alimentação do computador este não se desliga totalmente, mas entra em modo de suspensão e o Windows guarda automaticamente a configuração do utilizador. O processo de suspensão dura poucos segundos, conforme o numero de programas abertos no momento. Não é necessário fechar todos os programas que estejam a ser utilizados. Quando se volta a pressionar o botão de alimentação introduz-se a palavra passe e o computador aparecerá conforme se encontrava no momento em que foi suspenso.

Quando suspenso o computador utiliza uma quantidade mínima de electricidade para manter a configuração em memória, com uma poupança energética considerável. 

A função do botão de alimentação pode ser configurada. Em vez de suspender o computador, o botão de alimentação pode hibernar, encerrar o computador ou até mesmo não tomar qualquer acção.
O modo de hibernação é em tudo semelhante à suspensão, mas desta vez as configurações do utilizador são guardadas no disco, pelo que deve ter espaço suficiente em disco para efectuar esta operação, e são retomadas quando volta a pressionar o botão de alimentação. desta forma permite uma maior poupança de energia uma vez que que a alimentação é desligada.
Em contrapartida o processo de saída de modo de hibernação é um pouco mais demorada em relação ao modo de suspensão.

Para aceder ao painel de configuração do botão de alimentação, no menu iniciar clique em "Painel de Controlo", uma vez aberto clique "Sistema e Segurança" e na secção "Opções de Energia" clique em "Alterar a função dos botões de energia".


Aqui poderá configurar como se comporta o botão de alimentação ou no caso de ser um portátil pode também configurar a acção a tomar quando fecha a tampa.

O menu Iniciar

O menu Iniciar no Windows 7 sofreu bastantes melhorias em relação ao Windows XP.

Uma melhor organização dos programas instalados e fácil acesso às aplicações mais utilizadas.

O menu Iniciar pode ser acedido clicando no ìcon do Windows no canto inferior esquerdo do ecrã.

Quando abrimos o menu iniciar podemos ver de imediato na parte esquerda os programas mais utilizados, clicando em "Todos os programas" que se encontra a cima da caixa de pesquisa podemos abrir a lista onde se encontram todos os programas instalados no computador.
Outra forma de encontrar um programa ou aplicação de forma rápida é escrevendo o nome do programa na caixa de pesquisa que se encontra na parte inferior esquerda do menu.

Na metade direita tem um conjunto de atalhos que facilitam o acesso às suas librarias ou ao painel de controlo.


Na parte inferior direita do menu podemos temos a opção de encerrar em segurança o computador.

Carregando na seta que se encontra agregada ao botão "Encerrar" é-nos apresentado um menu desdobrável onde se encontram as opções de encerramento.

  1. Mudar de utilizador: Permite passar de um utilizador para outro sem perder o trabalho que se está a realizar podendo a qualquer altura retomar a sessão actual, isto se existirem mais contas de utilizador configuradas no computador.
  2. Terminar sessão: permite encerrar o sistema operativo fechando automaticamente todas as aplicações. Colocando assim o computador disponível para que outro utilizador inicie sessão sem ter que desligar o computador.
  3. Bloquear: Bloqueia o acesso ao computador até que se prima simultaneamente as teclas [ctrl]+[alt]+[delete] e se introduza a palavra passe.
  4. Reiniciar: Encerra todos os programas e todas as sessões e reinicia totalmente o computador.
  5. Suspender: Coloca o computador em standby até que que a sessão seja retomada. As definições não são guardadas quando em suspensão, pode retomar posteriormente a sessão conforme se encontrava no momento em que foi suspensa mas se o computador for desligado entretanto perde todas as configurações. A suspensão não é aconselhável uma vez que não garante que os seu dados sejam preservados e continuará a consumir energia.
  6. Hibernar: Quando em hibernação o computador guarda os dados da sessão no disco rígido e desliga a alimentação do computador, pode posteriormente retomar a sessão sem perder as definições. Quando em hibernação o computador consome uma quantidade ínfima de energia.

Constituição do computador

Um computador divide-se basicamente em duas partes, Software e Hardware.

O Software
Entende-se por Software tudo que é lógico, sejam programas dedicados, sistema operativo, compiladores ou os controladores que permitem que o Hardware funcione.

  • Sistema Operativo - O sistema operativo é a peça fundamental do software, cabe ao sistema operativo controlar a forma como os programas acedem aos recursos da maquina, seja o controlo de acesso à memória ou aos periféricos de entrada e saída. È muito comum encontramos associado ao sistema operativo uma grande quantidade de aplicações ou programas no entanto não são parte integrante do mesmo. Vejamos o caso do Windows que apesar de por norma incluir aplicações como o bloco de notas ou o paint não se pode dizer que estas fazem parte do sistema operativo.
  • Programas - Um programa é por definição um conjunto de rotinas ou instruções que são interpretadas pelo CPU para levar a cabo tarefas previamente planeadas, por norma um programa gera um output (saída de dados) dependendo de um input (entrada de dados), onde a introdução de dados ou input cabe ao utilizador.
  • Compiladores - Um compilador é um programa cuja finalidade é transformar conjuntos de instruções em linguagem máquina de forma a que o CPU as entenda.
  • Controladores - Um controlador é responsável por fazer a ligação entre software e hardware.
O Hardware
Já o Hardware é a parte física ou palpável do computador, faça parte do CPU (Central Processing Unit) ou não como o caso dos periféricos de entrada e saída que vamos abordar mais à frente.

  • Unidade Central de Processamento (CPU) - O CPU é o "Cérebro" do computador, responsável pelo funcionamento de todo o hardware e software. O CPU divide-se em Unidade de Controlo e Unidade de Aritmética ou Lógica. Cabe á unidade de Controlo fazer a ligação entre a Unidade de Lógica e o restante hardware de modo a que esta possa processar a informação recebida.
  • Memória - A memória é responsável por armazenar os dados a ser processados pelo CPU.
  • Barramento (BUS) - O BUS ou barramento è um conjunto de caminhos físicos ou pistas que fazem a ligação entre as diversas partes do hardware.
  • Dispositivos de Entrada e de Saída (Periféricos) - Os periféricos podem ser de entrada (Input) como por exemplo o teclado ou o rato, de saída (Output) como por exemplo uma impressora ou de entrada e saída (I/O ou Input/Output) como por exemplo um ecrã táctil.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Características do computador e do painel de controlo


Janela de Sistema Windows 7
As características básicas do computador, como o tipo e a versão do sistema operativo instalada, o tipo e a velocidade do processado e a quantidade de RAM vêem-se na janela que se abre de um destes modos:

  • Seleccionando a opção Propriedades no menu contextual associado ao ìcon "Computador", que normalmente se encontra no ambiente de trabalho ou no menu Iniciar;
  • Fazendo duplo clique no ìcon "Sistema" e Manutenção do Painel de controlo, ao qual também se pode aceder pelo menu "Iniciar"